quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

12:50

Já que a Apple quer virar Google, o Google quer virar Apple

Que a Apple quer virar o Google, ninguém mais dúvida. A empresa está testando uma série de serviços, como transmissão de vídeo pelo internet ou algo parecido com o Spotify, que batem em como a gigante de buscas ganha dinheiro. A Apple, inclusive, teria um “plano secreto” para destruir o Google. Necessário, já que a Alphabet virou a empresa mais valiosa do mundo.


Então o Google quer fazer algo que Apple tem feito com sucesso, controlar totalmente a produção dos seus smartphones. Atualmente, o Google colabora muito na produção da linha Nexus, aqueles que possuem o Android puro instalado. Mas não é um controle total.




O negócio pode não ser produtivo para as fabricantes (vão ganhar pouquíssimo dinheiro e não vão nem ter o seu nome no aparelho), mas algumas delas, como a HTC, podem topar por necessidade. Contudo, corre o risco de alienar a base de fabricantes do Android, como a compra da Motorola o fez alguns anos atrás.




No momento, as receitas de pesquisa do Google vem principalmente dos aparelhos iOS. Contudo, ao produzir ele mesmo um aparelho, a empresa pode criar um produto premium bom o suficiente para quebrar o quase-monopólio do iOS no segmento de alta renda. E já que a Apple tem a faca e o queijo na mão para prejudicar o Google, um movimento desses é necessário para sobreviver.


Atualmente, cada modelo é feito em parceria com uma fabricante de celulares. Eles enviam uma equipe para o Google e passam bastante tempo por lá desenvolvendo em conjunto o aparelho. O último, o Nexus 6P, é fabricado pela chinesa Huawei, por exemplo. E boa parte dos ganhos fica com a própria Huawei. É o jeito.

O que o Google quer? “Reduzir o modelo de parceria para um modelo em que as marcas apenas fabricam o aparelho, como a Apple faz com a Foxconn”, mostra o site The Information. Esse formato seria parecido com o do Pixel C, o tablet produzido pelo próprio Google.

http://www.noticias-info.com/2016/02/ja-que-apple-quer-virar-google-o-google.html


0 comentários:

Postar um comentário